Compra e Venda

Consórcio ou financiamento: qual é o melhor para você adquirir sua casa própria?

Existem várias alternativas que facilitam a conquista do sonho da casa própria. Mas qual deles escolher?


Existem várias alternativas que facilitam a conquista do sonho da casa própria. Dentre as principais – e que costumam dividir os compradores – estão consórcio ou financiamento. Mas qual deles escolher?

Essa é uma dúvida comum e bastante natural. Afinal, ambos requerem o investimento de dinheiro (e não é pouco!). Igualmente, apresentam caminhos para que você alcance um grande sonho, que é ter seu próprio lar e uma segurança familiar.

Para saber qual é a melhor alternativa continue lendo e conheça mais sobre cada uma delas. Assim, conheça vantagens e desvantagens das opções e, desse modo, faça a melhor escolha!

Consórcio e financiamento: Afinal, qual é o melhor?

O consórcio corresponde ao pagamento mensal de uma parcela. Assim, periodicamente existem sorteios em que o cidadão é contemplado e, desse modo, pode resgatar todo o valor para compra do bem ou o próprio bem.

Ainda, é possível que quem participa do consórcio faça um lance. Isso permite a ele adiantar parcelas e, assim, a contemplação antecipada. Nesse caso as parcelas são fixas.

Por outro lado, o financiamento corresponde à antecipação do valor por um banco ou instituição financeira. Para isso, você dá uma entrada, que corresponde à parte do valor do imóvel. 

Depois, então, o restante do valor é pago pela instituição e você quita com ela em parcelas. Uma vez que há antecipação de valores, funciona como um empréstimo e conta com juros.

Enquanto não houver a quitação do imóvel ele, ou seja, a propriedade, serve como garantia da concessão do empréstimo.

Quando o consórcio é uma boa ideia? Saiba vantagens

Primeiramente, conheça as vantagens que o consórcio possui perante o financiamento. Depois, então, conheça mais sobre a segunda alternativa. Desse modo, saiba qual é a melhor para a sua vida!

Não há juros ao longo prazo

Primeiramente, o consórcio é interessante pelo fato de que por não haver antecipação de valores também não há incidência de juros. Por isso, você paga o que o imóvel vale, com exceção da taxa de correção ao administrador do consórcio.

Por isso, o consórcio sai mais barato do que o financiamento. Por isso, ele é vantajoso financeiramente para quem quer comprar um imóvel.

Sem taxa de adesão ou entrada

Diferentemente do financiamento o consórcio não possui taxa de adesão. Igualmente, não exige que haja pagamento de uma entrada, de parte do valor de pronto. Basta que você pague as parcelas mensais.

Menor burocracia

Outro ponto importante é que o consórcio possui menos burocracia do que o financiamento. Afinal, você não precisa comprovar ao banco ou financeira que você tem condições de arcar com as parcelas.

Além disso, não precisa de aprovação do crédito ou buscar em vários lugares as menores taxas. Basta achar um consórcio que lhe agrade, comprar uma quota e pagar as mensalidades.

Quando o financiamento é a melhor opção? Saiba destaques dessa alternativa

Por outro lado, o financiamento também possui suas vantagens. Conheça quais são elas e saiba quando ele pode ser interessante.

Utilização imediata do imóvel

Uma das principais vantagens do financiamento de imóveis frente ao consórcio é que você pode ocupar imediatamente o imóvel. Bom, isso se o financiamento não ocorrer para a compra de imóvel na planta, quando ele ainda será construído.

Na compra de um imóvel já pronto o financiamento permite a ocupação assim que a transação financeira for aprovada. Com isso, você não precisa permanecer no aluguel enquanto paga parcelas, que é o que ocorre no consórcio.

O consórcio, por outro lado, exige espera de até 15 anos. Afinal, não é possível determinar quanto tempo demorará para você ser sorteado e contemplado para obter o seu imóvel.

Uso dos recursos do FGTS

Outro ponto interessante do financiamento é que ele permite o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Essa é uma parcela que é de direito dos trabalhadores. Todavia, fica retida em uma conta na Caixa Econômica Federal (CEF).

Porém, uma das situações que permite o resgate do FGTS é justamente para a obtenção de um imóvel residencial. Nesse caso, então, ele pode ser utilizado para abater parte do valor do imóvel ou até mesmo todo ele, caso haja recursos suficientes.

Nesse caso é necessário requerer perante a CEF o uso do recurso e apresentar documentação para análise.

Então, qual escolher: financiamento ou consórcio?

Isso dependerá das necessidades de cada um. Quem pode esperar para ocupar o imóvel pode encontrar no consórcio a melhor alternativa. Afinal, com ele você gasta menos e, mesmo assim, conquista o imóvel dos sonhos.

Por outro lado, quem tem pressa encontra no financiamento a melhor escolha. Somente ele tem garantia de ocupação rápida do imóvel.

Assim, a escolha depende da situação concreta de cada um. Dessa forma, reflita sobre as suas necessidades e realidade e, com isso, tome a decisão mais acertada!