Iluminação zenital: O que deve saber antes de investir em uma iluminação natural
A iluminação zenital nada mais é que a utilização de aberturas, grandes ou pequenas na abertura do local, utiliza-se de materiais como policarbonato, acrílico ou vidro, proporcionando iluminação natural ao local.
Muito utilizado em ambientes comerciais ou casas de amplo espaço, mas também mostra seu valor em pequenos espaços, sabe aquele corredor escuro ou o banheiro que a janela não deixa luz suficiente entrar?
Existem diversas formas de aplicar a iluminação zenital no seu ambiente, mas cuidado é necessário que realize a contratação de um arquiteto para que realize os cálculos e ofereça as melhores sugestões, pois estilos como de claraboia tendem a aquecer o ambiente e para o Shed a cobertura deve ter o formato de dente de serra, além do limite de espaço necessário para entrada de luz, para que não ocorra problemas com a radiação solar.
Vamos agora as principais categorias de iluminação zenital:
Shed
A cobertura precisa ser planejada e estar preparada para este telhado, pois deve possuir o formato de dente de serra para a instalação e funciona melhor se instalado para a direção sul.
Lanternins
A mais recomendada devido ao formato que permite a circulação constante do ar.
Claraboia
Uma das mais conhecidas, a claraboia ilumina o ambiente através de uma abertura na cobertura, por ser apenas um material que permite a passagem de luz sem permitir a movimentação do ar, é provável aquecer o ambiente.
Átrios
Muito utilizada em ‘shopping’ center, o Átrio possui a forma de uma pirâmide e distribui luz uniformemente pelo ambiente.