Dicas

5 Dicas para se organizar em 2022 para comprar um imóvel

Você quer conquistar seu sonho e comprar um imóvel em 2022?


Você quer conquistar seu sonho e comprar um imóvel em 2022? Então não deixe de conferir hoje 5 dicas incríveis de como conquistar seus objetivos e, assim, o lar que você sempre quis!

Sabemos que comprar um imóvel não é tão fácil. Afinal, não se trata de um bem de baixo custo, muito pelo contrário. Além disso, implica em vários gastos que vão desde a obtenção do imóvel, eventuais reformas, mobiliário e afins.

Contudo, com os cuidados e orientação corretos é possível, sim, comprar um imóvel para chamar de seu. É claro que alguns esforços serão necessários, mas todos eles serão compensatórios no final das contas. Continue lendo e confira!

5 dicas para comprar um imóvel em 2022

Trouxemos 5 passos essenciais para comprar seu imóvel ainda neste ano e, assim, dar continuidade aos seus sonhos e objetivos!

Organize suas finanças

Em primeiro lugar, é impossível fazer uma transação grande como uma compra de um imóvel sem que você organize, antes, as suas finanças. É necessário que a sua vida financeira esteja devidamente planejada.

Isso inclui, então, o conhecimento quanto aos seus ganhos e sobre as despesas. Ambos, aliás, devem ser considerados tanto nos quesitos de receitas e gastos fixos e variáveis.

A partir disso, repare em duas coisas especiais: primeiramente, como cortar despesas desnecessárias; em segundo lugar, como ganhar dinheiro extra. Com isso é possível fazer sobrar dinheiro no orçamento e, dessa forma, destiná-lo às economias para a compra do imóvel.

Saiba o que você busca e trace alternativas

Para comprar um imóvel em 2022 é necessário saber o que você busca. Isto é, qual é o imóvel dos seus sonhos e o que é indispensável, nele, para você. Com isso, é possível eliminar opções que não se enquadram no que você quer.

Igualmente, é isso que permite que você saiba qual é o valor médio para comprar o que você quer. Da mesma forma, isso possibilita traçar alternativas ao objetivo principal sem que a conquista se torne menos importante.

Por exemplo, considere que você sonha com um apartamento com sacada, churrasqueira, banheira de hidromassagem e lareira, mas que seu orçamento não suporta tudo isso. Nesse caso, você pode ver quais desses itens são mais importantes e, então, apostar neles, dispensando os demais.

Faça pesquisas de mercado

Continuando com nossas dicas para comprar um imóvel em 2022 temos que é indispensável fazer uma pesquisa de mercado. Saiba quanto o seu sonho custa e, também, quais são as opções disponíveis.

Por exemplo, busque saber qual é a média de valores para um imóvel em um bairro X e em outro Y. Da mesma forma, saiba o que cada coisa custa. Ou seja, qual valor se acrescenta ao imóvel para cada item que você deseja ver nele.

Ainda, esse é o momento de descobrir o que é mais válido para você: imóvel na planta? Construção do zero em um terreno? Compra de um imóvel pronto? Considere em tudo isso a valorização do imóvel, as necessidades de personalização e reformas e afins.

Poupe dinheiro para dar a entrada no imóvel

Nossa quarta dica para comprar um imóvel em 2022 é poupar dinheiro para a entrada. As entradas nos financiamentos de imóveis costumam ser de 10 a 20% do valor total da compra. O restante, então, é pago depois da ocupação, em parcelas mensais.

Portanto, o pontapé da compra do seu imóvel depende da concessão de valores para garantir a entrada. Assim, poupe pensando nela e, igualmente, organize-se para encaixar as parcelas futuras dentro do seu orçamento.

Conte com auxílio de um corretor de qualidade

Por fim, nossa última dica é contar com um corretor que tenha a qualidade que a conquista do seu imóvel requer. Isto é, que trabalhe com seriedade, tenha experiência no mercado e com negociações a fim de trabalhar em favor do seu objetivo.

Nesse sentido, busque indicações de profissionais experientes na área e que eventualmente já tenham auxiliado amigos ou conhecidos na compra de imóveis. Da mesma forma, conte com indicações no Google e em redes sociais.

O corretor tem um importante papel no momento da compra do imóvel. Dentre outras coisas ele auxilia você a encontrar seu imóvel ou alternativas para ele que se mostrem tão agradáveis quanto o objetivo inicial.

Ainda, o corretor deve saber ouvir seus objetivos de modo a ajudá-lo e não a empurrar um imóvel que não tenha relação com os seus sonhos, apenas para fechar a compra. Nesse sentido, é essencial que o corretor que irá ajudar você a comprar um imóvel em 2022 tenha um bom círculo de contatos.

Esses contatos se tornam essenciais para indicações e para encontrar imóveis que eventualmente não estejam na carteira do corretor escolhido, mas que ele tenha relação com outros corretores que tenham à disposição imóveis como o que você deseja.