Dicas

Como usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário?

Você sabia que é possível usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário?


Você sabia que é possível usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário? Pois, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser a solução para finalmente terminar o pagamento do seu imóvel residencial e livrar-se da parcela mensal!

Entenda, hoje, como funciona o FGTS e como ele pode ser utilizado em favor da quitação do seu imóvel para residência. Portanto, não deixe de continuar a sua leitura para ver, abaixo, como se livrar da dívida de financiamento de imóvel de uma vez por todas.

Entenda como funciona o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores formais brasileiros, tanto urbanos quanto rurais. Aliás, é pago aos servidores públicos e aos colaboradores da iniciativa privada.

Ele corresponde a 8% da remuneração mensal do trabalhador e não tem desconto do salário, pois é de responsabilidade do empregador. O que ocorre, entretanto, é que ele valor não vai à conta bancária do colaborador. Ele fica restrito em uma conta específica de FGTS.

Assim, o Fundo de Garantia funciona como uma poupança compulsória que se volta a momentos de emergência ou de necessidade financeira. Sua movimentação, dessa forma, é limitada a algumas situações específicas.

E uma delas é justamente usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário. Essa é uma das hipóteses em que a Caixa Econômica Federal (CEF), que gerencia o Fundo, permite a movimentação dele. Nos itens que seguem, então, veja como resgatar o valor para quitação do financiamento de imóvel.

Use o FGTS para quitar o financiamento imobiliário

Existem duas formas diversas de usar o Fundo de Garantia para quitar o financiamento de imóvel residencial. Uma delas se volta à quitação completa. Isto é, a terminar o pagamento e com a obrigação de pagar parcelas mensais, o que se dá o nome de amortização do saldo devedor.

Da mesma forma, quem não tem saldo de FGTS suficiente para quitar todo o financiamento imobiliário pode quitar somente parte da dívida. Em outras palavras, pode pagar parte do valor pendente, o que faz com que as parcelas mensais tenham valor reduzido.

Nesse caso, torna-se possível usar o FGTS para diminuir as parcelas mensais, pelo período de 12 meses consecutivos, em até 12 meses. Além disso, é possível reutilizar essa alternativa após 2 anos da última opção.

Por isso, é uma ótima opção para reorganizar seu orçamento mensal, fazer sobrar dinheiro e, ainda, garantir a quitação da sua casa! Abaixo, veja quais são as regras e os documentos necessários para usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário.

Quem pode usar o FGTS para quitar financiamento imobiliário em parte ou no todo?

Existem algumas regras bastante específicas sobre o uso do Fundo de Garantia, inclusive quando a intenção for quitar o financiamento de imóvel. Portanto, somente podem usar o FGTS para tais fins quem tiver ao menos 18 anos de idade.

Além disso, é necessário estar inscrito no regime de Fundo de Garantia por pelo menos 3 anos. Considera-se que essa inscrição começa quando o cidadão adentra no mercado formal de trabalho, como aprendiz, trabalhador urbano ou rural, por exemplo.

Igualmente, saiba que não é preciso ter permanecido pelos 3 anos no mesmo emprego ou sequer trabalhar durante todos esses 3 anos. Outro ponto importante é que é possível usar tanto o saldo de contas ativas quanto inativas do Fundo de Garantia. Enquanto a primeira se refere aos contratos em curso, as segundas são de vínculos de emprego que já terminaram.

Documentos necessários

Veja, ainda, os documentos necessários para usar o FGTS para quitar financiamento imobiliário:

Documento oficial de identificação com foto (como RG);

Extrato de conta vinculada ao FGTS (acesse pelo site ou aplicativo);

Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;

Além disso, trabalhadores avulsos devem apresentar declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;

Por fim, apresentar Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Em caso do cidadão ser casado ou ter união estável deve apresentar a declaração do(a) companheiro(a), também.

Como usar o FGTS para quitar o financiamento imobiliário?

Para isso, reúna os documentos listados acima e certifique-se de que você se enquadra nas regras. Depois, vá até a agência da Caixa Econômica mais próxima a você e requeira o atendimento presencial, no qual pode requerer o uso do Fundo de Garantia.