Compra e Venda

Crédito imobiliário: quais são as etapas de contratação?

O crédito imobiliário envolve várias etapas de contratação, o que pode gerar muitas dúvidas nas pessoas. E, para reduzir os riscos a longo prazo, é essencial tomar os devidos cuidados para diminuir essa situação.


O crédito imobiliário envolve várias etapas de contratação, o que pode gerar muitas dúvidas nas pessoas. E, para reduzir os riscos a longo prazo, é essencial tomar os devidos cuidados para diminuir essa situação. 


O que é crédito imobiliário?

O crédito imobiliário é uma linha de crédito ofertada pela maioria das instituições financeiras. Basicamente, o empréstimo desse valor pode ser utilizado para a construção, investimento ou reforma de uma propriedade, seja comercial ou residencial. 

Durante o mês de fevereiro do ano de 2019, segundo anúncio feito pela Abecip, houve um aumento de 30% na comercialização de imóveis durante 2018. E esse valor foi maior, comparado ao ano anterior. 

Mas assim como qualquer linha de crédito, o crédito imobiliário envolve várias etapas de contratação. São esses procedimentos que fazem muitas pessoas terem dúvidas sobre o assunto. 

E, para reduzir o risco de prejuízos a longo prazo, os consumidores devem tomar alguns cuidados antes de contratar uma linha de crédito imobiliário. Para isso, é importante conhecer as etapas de contratação, são elas: 


Etapas para a contratação do crédito imobiliário

Um dos passos mais importantes para a reforma, aquisição ou construção de uma propriedade, seja comercial ou residencial, é compreender como funcionam as etapas para a contratação do crédito imobiliário. 

Muitas pessoas têm dificuldade em comprar um imóvel à vista, e,  por isso, recorrem a esse crédito. Mas conseguir esse contrato não é a tarefa mais simples. 

Pois, ao contrário do que muitos consumidores imaginam, não basta ir até a agência e sacar o dinheiro. Basicamente, antes de contratar o seu crédito imobiliário, confira as etapas:


Análise o crédito 

De maneira geral, essa linha de crédito funciona como um empréstimo. Por esse motivo, é muito comum que as instituições financeiras levem em consideração alguns critérios para aprovar esse empréstimo. 

Um dos principais fatores que são analisados é a idade do indivíduo. Quanto mais jovem for o comprador, mais tempo ele poderá pagar por seu financiamento, podendo chegar a 30 anos. Mas outros fatores, como escolaridade e profissão, também são considerados. 

Mesmo que esses fatores pareçam injustos à primeira vista, esses dados ajudam uma instituição financeira a analisar a probabilidade do comprador em ficar desempregado, por exemplo. 

Na maioria das vezes, a solicitação do crédito é negada por falta de documentos ou dados do comprador. Portanto, se você não tem um documento importante em mãos, providencie a sua via quanto antes. 


Escolha o seu imóvel

Escolher o imóvel também é uma das etapas mais importantes na contratação do empréstimo imobiliário. Opte por aqueles que atendam às suas necessidades, mas que estejam de acordo com seus investimentos atuais. 

Mesmo que você tenha ganhado uma promoção em seu emprego, recebendo o dobro do que costumava, é recomendado que você invista em um imóvel que esteja de acordo com o seu salário anterior. Isso evita que você seja surpreendido negativamente.

Também é importante criar o seu planejamento financeiro, pois isso possibilita que você compre o imóvel dos seus sonhos. Lembre-se que organização é tudo, e ela não acontece do dia para noite. 


Envie a proposta de sua compra 

Tenha em mente que a proposta não é um documento. Ela serve para sinalizar que o comprador tem interesse em adquirir uma propriedade, enviando o valor e a forma de pagamento que será utilizada. 

Se você não tem o auxílio de um corretor imobiliário, lembre-se que é nesse momento que você deve buscar pela queda do preço. Isso é garantido, principalmente, pela mediação que ocorre na pressa para adquirir um imóvel com o vendedor.

Mesmo que não se trate de um documento, essa proposta deve ser registrada de forma escrita. Também é possível encaminhá-la via e-mail, mas nunca por mensagens informais, como é o caso do WhatsApp. 

Uma ótima maneira de avaliar a propriedade é levar em consideração o preço por metro quadrado da região, o valor médio de imóveis com características parecidas e também o mercado imobiliário no momento. 


Encaminhe os documentos necessários

A instituição financeira precisa ter acesso aos documentos de ambas as partes envolvidas na aquisição das propriedades. Se você está casado, é importante incluir as documentações de cônjuge. 

É importante ressaltar que o banco faz uma análise criteriosa de todas essas informações. E, caso encontre alguma inconformidade, a instituição financeira encerra qualquer transação. 

Então, lembre-se de dar atenção especial para os documentos, principalmente para evitar essas situações ou que algo falte.


Faça simulações de empréstimo!

Antes de contratar o crédito imobiliário, passe por uma simulação. Para isso, é importante informar o preço do imóvel, o valor do financiamento e o prazo estabelecido para quitar a dívida com as instituições financeiras.

Por se tratar de uma simulação, não há necessidade de apresentar nenhum documento. Basicamente, basta entrar no site do banco em que o crédito será contratado e realizar a simulação gratuitamente!