Compra e Venda

Imóvel à vista com carta de crédito: como comprar?

O imóvel à vista com carta de crédito é mais uma possibilidade para investir em sua propriedade no mercado.


Muitas pessoas não sabem por onde começar quando são contemplados com essa possibilidade. E, para finalizar o processo, é importante compreender como ele funciona.


O que significa imóvel à vista com carta de crédito

Basicamente, o imóvel à vista com carta de crédito é um documento que viabiliza a aquisição de um bem por parte do consumidor. Vale ressaltar que esse procedimento não está restrito somente para o mercado imobiliário. 

Em nosso país, esse procedimento é muito utilizado pelos consumidores, inclusive para realizar uma compra no consórcio. Em situações como essa, o cliente recebe uma carta com o valor do bem e, na sequência, pode adquirir a vista. 

De maneira geral, o imóvel à vista com carta de crédito é uma modalidade de empréstimo realizada por um banco emissor. Essa é uma forma de garantia que o cliente da carta possui referente a quantidade disponível para aquisição de um bem. 

O prazo para utilizar essa carta é estabelecido na aquisição do instrumento.

É muito comum que os consumidores façam negociações de sua carta de crédito em um mercado paralelo. Entretanto, não é recomendado que os consumidores façam qualquer tipo de negociação com esse mercado. Mas se você optar por fazê-la, preste atenção para a forma que a transação ocorrerá. 

Nunca é uma boa ideia acreditar em dinheiro fácil pois, na maioria das vezes, as oportunidades de investir em um imóvel à vista com carta de crédito não passam de atos fraudulentos. 

Portanto, caso tenha interesse em fazer esse tipo de operação, lembre-se de entrar em contato com profissionais capacitados e confiáveis do mercado. Dessa forma, também é possível ter mais informações referentes ao processo. 


Passo a passo para obter um imóvel à vista com carta de crédito 

Assim como qualquer outra operação do mercado financeiro, é necessário seguir um procedimento para obter um imóvel à vista com carta de crédito. Basicamente, siga o passo a passo: 

1. Defina quais são as suas necessidades

No momento em que você é contemplado com o modelo de consórcio, seja via sorteio ou maior lance em uma assembleia, pense quais são as suas necessidades pessoais para obter um imóvel. 

Durante esse processo, uma das maiores vantagens da carta de crédito é posta em jogo: é possível escolher aquilo que considera mais conveniente para você! Portanto, você pode investir em um apartamento ou residência nova, de acordo com suas necessidades pessoais.

Também é possível escolher um terreno que deseja investir. Lembre-se de levar em consideração as suas necessidades, além de sua realidade financeira, escolhendo o imóvel ideal para o seu caso. 


2. Faça muitas pesquisas para encontrar a melhor opção 

Ao levar em consideração que você deseja investir em um imóvel à vista com carta de crédito, chegou o momento de escolher entre as opções disponíveis. 

A maioria dos especialistas indica que essa escolha seja feita com calma, buscando sempre aquela que mais atende seus objetivos. 

Portanto, faça pesquisas, compare os preços, contate os proprietários e pense se aquele imóvel é realmente o que você está buscando. Evite fazer compras impulsivas, ou seja, investir na primeira que apareça. 

Um simples erro pode comprometer todo o seu investimento e, o pior, a sua satisfação. 


3. Faça uma avaliação do valor

O valor é outra característica que deve ser considerada ao investir em um imóvel. E, felizmente, não há motivos para você comprar um que seja de um valor superior ao crédito disponível. 

Caso decida investir em um imóvel barato, a diferença que sobrar do crédito pode ser usada para parcelar o restante da dívida. Basicamente, esse processo começa regressivamente, ou seja, da última para a primeira.

Se você tem interesse em um imóvel de valor superior a sua carta de crédito, o restante pode ser integrado com seus recursos disponíveis. Como você deseja investir em uma residência, será possível usar o dinheiro do FGTS. 


4. Negocie as condições para adquirir o imóvel

Caso esteja ciente de todos os acordos, chegou o momento de negociar as condições para adquirir o imóvel. E, como a própria operação funciona, o valor será pago integralmente pelo proprietário. 

Mas é importante ressaltar que o valor não será pago pelo cliente, e sim pela instituição financeira. Basicamente, o dinheiro não será depositado em sua conta, ele é mantido pela própria operadora que será responsável por fechar definitivamente a compra. 

Portanto, informe todas as condições antes que realize o investimento em um imóvel. 


5. Tenha acesso a todas as documentações necessárias

Assim que escolher o imóvel ideal para você, chegou o momento de separar todos os documentos necessários para finalizar a operação. 

Basicamente, os seguintes documentos são solicitados para obter imóvel à vista com carta de crédito: matrícula autorizada, documento de identificação, o IPTU e outros. Entre em contato com a instituição para descobrir toda a documentação.