Compra e Venda

Imóvel na planta: O que você precisa saber antes de comprar?

Conquistar o sonho da casa própria é o desejo de muita gente. Afinal, isso traz comodidade e segurança familiar.


Conquistar o sonho da casa própria é o desejo de muita gente. Afinal, isso traz comodidade e segurança familiar. Para garantir essa conquista, então, existem diversas alternativas, sendo que a compra de imóvel na planta ganha cada dia mais destaque.

Nesse caso, há a compra do imóvel antes mesmo da sua construção. Com isso, acompanha-se todo o processo de desenvolvimento da obra e, após a conclusão dela, o proprietário pode ocupá-lo ou alugá-lo.

Entretanto, antes de optar por esse tipo de investimento imobiliário é necessário conhecer melhor sobre o assunto. Assim como outros negócios, afinal, a compra de imóveis na planta também tem pontos negativos e positivos. Abaixo, conheça tudo sobre eles.


Entenda como é a compra de imóvel na planta

Esse é o negócio em que a compra do imóvel se dá antes da sua construção, com base na planta arquitetônica. Com isso, sabe-se desde logo as proporções do imóvel, o que suas dependências incluem, número de cômodos e formato.

Aqui, então, aposta-se em um planejamento, comprando um sonho, uma promessa. Essa promessa se baseia e deve seguir os moldes ofertados na planta. A partir de então, aguarda-se o desenvolvimento da construção, em si, para somente após sua conclusão ocorrer a devida ocupação.

Assim, o imóvel não fica disponível desde logo. Afinal, de início sequer há um imóvel, mas apenas o planejamento dele. A espera que ocorre entre o fechamento de negócio e o uso efetivo dessa peça imobiliária, então, trazem benefícios e desvantagens.

E para saber se apostar em imóveis na planta é para você, deve-se colocar tanto os pontos negativos quanto os positivos em uma balança. Após ver qual pesa mais para você, então, torna-se possível chegar a uma conclusão embasada.

Vantagens de comprar imóvel na planta

Primeiramente, para saber se a compra de imóvel diretamente na planta é para você, conheça as vantagens que esse tipo de negócio oferta.

Maior prazo de pagamento

Um imóvel na planta costuma levar 3 anos para ser entregue. Isto é, entre a venda dos imóveis e o início da obra até o fim da construção com entrega das chaves. Nesse sentido, considere que esse é o prazo para pagamento da entrada.

A entrada, por sua vez, costuma corresponder a 30% do valor total. Com isso, é possível pagar essa parte com fôlego e parcelas menores. O restante é pago após a entrega das chaves, também em parcelas.

Maior segurança

Ainda, o imóvel na planta tende a ofertar maior segurança. Afinal, o comprador será o primeiro dono. E, com isso, pega o imóvel com instalações elétricas, dentre outras, completamente novas. Com isso, costuma ter materiais e ferramentas mais modernas que, por sua vez, aumentam a segurança dos moradores.

Personalize seu imóvel antes de ocupá-lo, durante a construção

Outra questão muito interessante da compra de imóvel na planta é que com isso se torna possível personalizar a sua peça antes de ocupá-la. Afinal, a planta demonstra as diretrizes gerais dos imóveis. Todavia, todos proprietários podem, antes da finalização da obra, personalizar detalhes e até mesmo divisão de cômodos.

Isso, é claro, é muito mais vantajoso do que ocupar um imóvel e somente depois fazer reformas, que podem revelar outras necessidades não identificadas de antemão na peça imobiliária.

Desvantagens em comprar imóvel na planta

Ainda, os imóveis na planta também possuem seus pontos negativos, pois nem tudo são flores. Por isso, coloque na balança os fatores abaixo.

Possibilidade de atraso na entrega

Um dos pontos negativos da compra de imóvel na planta é que não raro a entrega da peça atrasa. Ou seja, extrapola o limite inicialmente indicado. Por outro lado, a maioria dos contratos de imóvel assegura o pagamento de multa ao proprietário em caso de atraso na entrega.

Falência de construtoras

Outro risco na compra de imóvel na planta envolve a falência da construtora responsável pela obra. Nesse caso, então, pode-se perder dinheiro e, ainda, passar anos na fila da justiça para reavê-lo.

Portanto, é essencial que antes de se fechar qualquer negócio haja uma pesquisa profunda e séria sobre a idoneidade da empresa bem como sua situação financeira.

Valor

Por fim, o imóvel na planta tende a ser 20% mais caro do que um imóvel usado. Mas isso pode ser compensado pela maior valorização de um imóvel novo do que daquele que já teve outros proprietários.