Compra e Venda

Quais são os tipos de avaliações de imóveis?

Quem pretende vender um imóvel se depara com vários tipos de avaliações de imóveis que se voltam à estipulação dos valores de venda


Ou seja, não basta você ter em mente um valor que lhe pareça justo ou, então, tentar aplicar o mesmo valor de compra. Os imóveis podem valorizar e desvalorizar por uma série de questões. Dentre elas estão o estado de conservação, a idade dele e a localização, por exemplo.

Caso não se considerem esses fatores, você pode perder dinheiro ao aplicar um valor menor ao condizente ao imóvel. Por outro lado, também pode ver sua venda demorar muito tempo em razão do preço muito mais alto ao que corresponderia ao imóvel. Abaixo, então, aprenda quais são as avaliações que se aplicam aos imóveis.

Avaliações de imóveis: Conheça os principais tipos

Abaixo, então, confira quais são as principais modalidades de avaliação e precificação que se aplicam aos imóveis. Assim, veja possibilidades de estipulação do valor do seu imóvel, seja para fins de aluguel ou de venda.

Método comparativo de mercado

Primeiramente, há o método comparativo de mercado. Como o próprio nome da categoria já indica, esse é o tipo de avaliação de imóvel que compara aquele que lhe pertence a outros disponíveis no mercado.

Assim, considera dados relevantes de apreciação ou depreciação de um imóvel, bem como os preços que são praticados na região ou em imóveis semelhantes, melhores ou piores.

Método da renda

Outro dos tipos de avaliações de imóveis é aquela que analisa a renda que será gerada pelo imóvel, em si. Nesse caso, a avaliação se volta exclusivamente aos imóveis comerciais, tanto para aluguel quanto para imóvel.

Assim, considera-se, por exemplo, quanto alguém que aluga aquele imóvel poderá lucrar em razão da localização dele. Por exemplo, a existência de clientela, acessibilidade, média de renda do moradores da região e outras questões são analisadas.

Da mesma forma, aqui também se avalia as estruturas que o imóvel oferece para os negócios que podem ser ali exercidos.

Método Evolutivo

Continuando os tipos de avaliações de imóveis pais praticados no mercado, temos o método evolutivo. Ele se refere geralmente às situações em que há falta de imóveis disponíveis na região. Ou seja, quando a demanda é maior do que a procura.

Nesse caso, então, busca-se determinar o custo mensal que cada metro quadrado do imóvel tem. Isso é muito comum em grandes cidades.

Método involutivo

Por fim, outros tipos de avaliações de imóveis que são bastante tradicionais são os que se baseiam no método involutivo. Ele nada mais é do que a precificação do bem baseada em como ele aproveita o terreno em que se localiza.

Nesse sentido, há análise da viabilidade econômica do imóvel. Portanto, é um método muito comum na própria construção do imóvel, quando a construtora impõe um preço de venda aos interessados.

Dados que influenciam sobre as avaliações de imóveis

Existem, ainda, outros dados que influenciam sobre a avaliação de preço de imóveis. Dentre as principais estão:

  • Tamanho do imóvel (área total e útil, bem como área particular e compartilhada);
  • Melhorias aplicadas ao imóvel, como reformas e acabamentos;
  • Diferenciais que o imóvel apresenta, como presença de móveis embutidos, sacadas e áreas, garagem, tecnologias acopladas ao imóvel, etc.;
  • Local em que o imóvel se encontra;
  • Vizinhança do imóvel e disponibilidade de comércios e serviços básicos (hospitais, mercados, farmácias, escolas);
  • Segurança da região;
  • Ambientação do imóvel, o que leva em consideração se é uma área barulhenta ou que enfrenta grande trânsito e causa congestionamentos.

Como aplicar os tipos de avaliações de imóveis?

Para isso, o melhor é contar com um perito de imóveis ou, então, com um corretor que tenha experiência e conhecimento no mercado. Com isso, você garante que nenhum detalhe será deixado de fora. Igualmente, encontra formas de valorizar os pontos positivos do seu imóvel e de minimizar os negativos.

Portanto, por mais que seja possível aplicar os tipos de avaliações de imóveis de forma individual, o melhor é contar com um profissional da área. Afinal, ele permitirá que nenhuma informação relevante fique de fora e não dará brechas para erros avaliativos.