Compra e Venda

Qual a taxa média de juros para financiar um imóvel?

Obter um financiamento é uma das formas de se conquistar o sonho da casa própria. Para isso, contudo, é preciso ficar de olho nas opções e condições. Especialmente nas taxas de juros para financiar um imóvel.


Obter um financiamento é uma das formas de se conquistar o sonho da casa própria. Para isso, contudo, é preciso ficar de olho nas opções e condições. Especialmente nas taxas de juros para financiar um imóvel.

Elas variam de tempos em tempos. E isso se deve às alternâncias no mercado. Igualmente, pelo fato de que segue a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que tem reavaliação a cada 15 dias. Ela corresponde à taxa básica de juros na economia. No ano passado vimos a média mais baixa da história da taxa Selic. Isso, então, impulsionou os financiamentos imobiliários. Afinal, uma vez que 70% de suas taxas se baseiam na Selic, a baixa desta se refletiu nos juros.

Mas, e agora? Qual é a média de juros dos financiamentos imobiliários? Quais são as expectativas sobre elas? Continue lendo para conferir as respostas para essas perguntas e veja como encontrar um financiamento que caiba no seu bolso. 


Qual é a atual média de juros dos maiores bancos brasileiros?

No início deste mês de agosto a taxa Selic sofreu um novo reajuste. Agora ela corresponde a 5,25% ao ano. Essa foi o quarto aumento da taxa somente neste ano, sendo que anteriormente ela correspondia a 4,25%.

Quem é responsável por esse reajuste é o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central. A revisão, que ocorre a cada 45 dias, não necessariamente leva ao aumento da taxa básica. Ela pode se manter a mesma ou mesmo diminuir.

Todas as alterações sobre ela, contudo, geram influência sobre a taxa média de juros para financiar um imóvel. Com a última alteração, aliás, várias instituições já reajustaram as taxas mínimas que aplicam aos seus financiamentos.

Veja, então, as atuais taxas de financiamento que os grandes bancos brasileiros estão praticando no momento:

Banco do Brasil: 6,55% ao ano + Taxa Referencial (TR);

Bradesco: 6,90% ao ano + TR;

Caixa Econômica Federal: 7% ao ano + TR;

Itaú: 7,3% ao ano + TR;

Santander: 7,99% ao ano + TR.

Segundo o Banco Central, então a atual taxa média de juros para financiar imóvel é de 7,5% ao ano, mais a Taxa Referencial. Contudo, cabe ressaltar que essa é a média mínima. Isto é, ela se baseia nas taxas mínimas que cada banco pratica.

Isso quer dizer que são as melhores taxas que um banco pode usar. Nesse caso, se voltam aos melhores consumidores e tenham os menores riscos. E quem são eles? Os que possuem nome limpo, bom score nos cadastros de consumidores.

Igualmente, quem já possui negócios no banco ou instituição bancária, condições de garantia do crédito e outras questões nesse sentido. Por isso, na grande maioria das vezes as taxas acabam sendo maiores do que esse patamar.

Contudo, como vimos, ela pode sofrer constantes mudanças. Afinal, a cada 45 dias há atualização da base Selic. Portanto, há risco de alterações da taxa média de juros para financiar um imóvel.

Para se ter noção, segundo o Banco Central em março de 2021 as médias eram de 6,3%. Por outro lado, em 2020, começaram em 10%, mas diminuíram ao longo do ano, voltando a subir agora.

Média de juros dos financiamentos de imóveis devem crescer nos próximos meses

Além disso, segundo especialistas no mercado as taxas de juros devem subir ainda mais neste ano. Contudo, ainda não devem bater as máximas de 2017, quando ele chegou a ser de 11,5% ao mês.

Apesar da última alta, aliás, os especialistas afirmam que esse ainda é um momento favorável para fazer um financiamento. Dessa maneira, buscá-lo o quanto antes pode ser interessante para garantir melhores taxas.


Como encontrar as melhores taxas de juros para financiar um imóvel?

Primeiramente, é essencial conhecer o tipo de imóvel que você pretende comprar e o valor que precisará dispor para isso. Igualmente, conheça as suas finanças e a possibilidade de dar uma boa entrada.

Além disso, não deixe de pesquisar por opções de crédito. Acima, listamos os maiores bancos brasileiros. Contudo, hoje é possível obter esse tipo de financiamento em fintechs e outras empresas de crédito.

Nesse sentido, busque saber quais são as alternativas disponíveis para a sua realidade financeira. Igualmente, não considere apenas as taxas de juros. Em verdade, é necessário conhecer todos os valores que um financiamento envolve.

A esse valor é dado o nome de CET, o Custo Efetivo Total. Ele envolve, dentre outras taxas, as de análise de crédito, de abertura de cadastro e de fins administrativos. Igualmente, para seguros e pagamento do Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

Dessa maneira, não deixe de visualizar o valor total que o financiamento demandará. Ainda, fique de olho no mercado para as eventuais atualizações da média de taxas de juros para financiar um imóvel. Com esses cuidados você pode garantir a compra do imóvel dos seus sonhos, o respeito ao seu orçamento e a obtenção das melhores condições.