Compra e Venda

Como escolher e avaliar as taxas na hora de comprar seu imóvel?

Avaliar as taxas aplicadas na compra de um imóvel nem sempre é fácil.


Avaliar as taxas aplicadas na compra de um imóvel nem sempre é fácil. Afinal, como saber se elas são justas? O que comparar e o que analisar? Pensando nessas questões tão relevantes e que se repetem com frequência, preparamos um pequeno manual para você.

Com ele você sabe o que analisar na hora de ver se o preço de um imóvel é ou não justo. Igualmente, se ele condiz a outros preços que se praticam em lugares semelhantes. Ou seja, vê como proteger seu bolso e não cair em furadas!

Assim, sem mais delongas, continue lendo e veja agora o que analisar no momento de pensar nas taxas de um imóvel do seu interesse. Dessa forma, saiba como não jogar dinheiro no lixo e, ainda, fazer uma escolha acertada!

Taxas na compra do imóvel

As taxas na compra de um imóvel se revelam nos preços que são praticados. É claro que além deles também existem outros valores, como aqueles que se paga ao cartório, ao corretor e outros.

No caso do cartório a negociação é quase inexistente. Já a dos corretores até pode ocorrer, mas tem limites legais. Dessa maneira, o que se pode analisar, negociar e realmente saber se vale a pena se volta justamente ao preço que o proprietário está praticando.

E é isso mesmo que nós veremos abaixo! Confira, na sequência, como analisar se as taxas (valores) de venda de um imóvel realmente se justificam ou se você está sendo alvo de um bem hiper inflacionado e que não vale tudo aquilo!

Como avaliar taxas na compra do imóvel?

Uma vez que a compra de um imóvel exige valores altos (estamos falando na casa de milhares e centenas de milhares!) é crucial saber analisar se as taxas praticadas realmente são justas. Para isso, veja nossas dicas!

Analise o estado do imóvel

Em primeiro lugar, é imprescindível analisar o estado do imóvel. Nesse sentido, referimo-nos ao estado de conservação, bem como aos acabamentos. Ao fazê-lo, veja se há estragados e remendos, bem como se existem questões que exigirão reforma ou que você arrume.

Um bom exemplo se refere à existência de mofos no teto. Eles são indícios de infiltrações que, por sua vez, são uma grande fonte de dor de cabeça. Por isso, caso estejam ali presentes, sua presença deve ser compensada nas taxas com a aplicação de descontos!

O mesmo ocorre com outros pontos de estrago ou de conservação. Quanto mais conservado o imóvel e quanto mais acabamentos bem feitos e especiais ele tenha, mais valor ele terá.

Conheça taxas praticadas com outros imóveis semelhantes da região

Ainda, considere conhecer as taxas que são praticadas na venda de outros imóveis que tenham características semelhantes e que estejam localizados na mesma região daquele que lhe interessou.

Com isso, você tem em mãos um ponto de partida para fins de comparação! Isso é essencial e é uma das questões mais relevantes para entender se há justiça (ou não) nas taxas ali praticadas.

Verifique a condição jurídica e documental do imóvel

Ainda, é importante saber qual é a situação do imóvel perante a justiça, bem como se os seus documentos estão em dia. Por exemplo, é imprescindível saber se há algum tipo de bloqueio judicial por dívida ou alguma discussão que envolva esse imóvel.

Igualmente, se a documentação dele está correta ou se demanda novas vistorias e ações que demandarão gastos por você.

Estude a localização

A localização do imóvel desejado também deve ser alvo de estudo. Ela realmente oferece tudo o que você precisa? O que tem por perto realmente garante segurança, conforto e comodidade? Caso as respostas sejam não, alerta vermelho! As taxas podem estar sendo desproporcionais.

Conte com um corretor credenciado no CRECI

Por fim, a melhor forma de analisar taxas de um imóvel é contando com um profissional experiente dessa área: o corretor! Ele será capaz de ajudar com a análise, bem como achar outros imóveis semelhantes (e do seu interesse) e em valor mais justo!