Decoração

7 formas de organizar e dar nova vida aos seus quadros

Sabe aqueles quadros que ficam guardando poeira no rack ou painel, que nem você aguenta mais olhar para eles? Que tal organiza-los e dar aquele up no visual do seu lar?


Para organizar seus quadros não existem regras específicas, tudo é valido, colocar na parede, encostado em algum local, a frente do outro, cores diferentes ou monocromático, quem manda é você. Mas se quiser algumas ideias para saber por onde começar vem com a gente descobrir algumas ideias.


1. Local

O cantinho que irão ficar os quadros é bastante importante, pois a partir deste ponto definirá as outras características da sua galeria de arte. O local possui bastante luz? Vai ocupar mais de uma parede? É um espaço visível? Estas e outras perguntas te ajudarão a definir melhor o local adequado para colocar as peças.


2.Cores

As cores destacam os quadros. Se possui uma parede colorida, quadros brancos certamente chamarão a atenção, ou pintar suas molduras antigas para serem destaque em uma parede de cor neutra certamente terá seu charme. A harmonia se dará de acordo com as cores presentes no local, como a cor do sofá, cama, plantas e demais objetos que compõem o ambiente.


Ou seja, talvez você nem precise comprar quadros novos, basta apenas dar aquela repaginada neles, pintando e organizando vai ficar lindo.

Foto de Darshan Patel em Unsplash

3. Temas

Para harmonizar com o ambiente e criar um conjunto, muitos designs investem em quadros com o mesmo tema, pode ser plantas, insetos, personagens de quadrinhos, fotos preto e branco ou coloridas de família, lugares que já visitou, frases engraçadas ou inspiradoras.

Foto de Josh Hemsley em Unsplash
Aqui ainda vale investir em um quadro especial criado por um profissional, como fotógrafos e ilustradores, encontrados no Instagram e em sites especializados como o wyquadrosGaleria9UrbanArtsArtmajeurDemocrart e muitas outras.

Foto de Mike no Pexels

4. Iguais ou diferentes

Qual será o tamanho dos quadros? e o tamanho das fotos e ilustrações?

Podem ser da mesma dimensão ou ter comprimentos diferentes, as fotos acima ilustram bem como é possível obter harmonia mesmo com tamanhos diversos.

Foto de Kam Idris no Unsplash


5. Prateleiras

Se não quiser colocar mais pregos na parede uma boa solução é a fita dupla, mas fique atento com o peso do quadro e é necessário limpar bastante o local da aplicação para a fita aderir bem e segurar o quadro.

Além da fita é possível colocar prateleiras na parede, em mesas e até armários e não terá dor de cabeça quando for troca os quadros, e com a prateleira ainda é possível transformar em um espeço útil, para guardar livros, pequenos vasos de planta e mais.



6. Objetos

Se desejar, adicione a sua galeria de arte objetos para ornamentar com os quadros, plantas, objetos decorativos, e o que mais desejar.


7. Preparação

Antes de sair colocando pregos, fitas dupla e até prateleiras pelo espaço, é recomendável medir se o espaço é suficiente e se as obras estarão equilibradas entre si e o local.

Para isso aconselhamos cortar pedaços de papel no formato e tamanho dos quadros e colar no espaço, assim poderá visualizar muito melhor como será o resultado e assim poder fazer alterações a tempo e com muito mais facilidade.