Decoração

Conheça as vantagens e desvantagens de ter o Piso de Madeira

Apesar de ser muito bonito e elevar a estética do local, é importante se atentar ao alto custo de instalação e manutenção antes de decidir ter o piso de madeira em seu lar.


Apesar de ser muito bonito e elevar a estética do local, é importante se atentar ao alto custo de instalação e manutenção antes de decidir ter o piso de madeira em seu lar.



Vantagens

Estética

É inegável que o piso de madeira, tanto o de taco quanto de parquet e o assoalho deixam o ambiente mais bonito e acolhedor, além de quê, se combinado com os móveis, transformam o local em um ambiente mais rústico, romântico ou ainda aconchegante.

Foto de Hutomo Abrianto no Unsplash


2. Isolante térmico


Os pisos de madeira é um isolante térmico natural e acústico, ou seja, ajuda a manter a temperatura mais amena nos ambientes, além de garantir menos ruídos pela casa.


3. Higiênico e confortável

Apesar de necessitarem de produtos especiais para a limpeza, os pisos de madeira são antialérgicos e bastante fáceis de higienizar, facilitando seu dia a dia e de muitas pessoas que convivem com rinite, sinusite entre outros incômodos.

Foto de Kirill no Unsplash


4. Duradouro

Os pisos de madeira, podem ser bastante duradouros, dependendo dos cuidados com o delicado piso, além disso, quando o piso ficar desbotado, riscado ou manchado, basta realizar uma manutenção e ficará novinho em folha.


Desvantagens

 Valor

O custo do material e a instalação, podem deixar o projeto de reforma ou construção com preços bastante elevados, como a madeira de Peroba Rosa que pode custar mais de R$250,00 Reais por M², mas calma, existem sim materiais mais em conta que pode facilitar no orçamento, basta escolher bem, de acordo com seus objetivos e durabilidade.

Foto de Minh Pham em Unsplash


2. Delicado

O piso de madeira exige muitos cuidados, pois o material desbota facilmente se receber muita luminosidade, a madeira não pode ficar muito úmida. Mover os imóveis e arrastar cadeira fará com que o piso fique todo riscado e também mancha facilmente, é necessário tomar cuidado com os produtos de limpeza que irá utilizar e não deixar cair produtos abrasivos no chão como álcool em gel e acetona.


3. Instalação

A instalação precisa ser realizada com um profissional capacitado e acostumado a trabalhar com o material e dependendo do material escolhido a instalação pode levar dias.

Foto de Naomi Hébert no Unsplash


4. Manutenção

A manutenção é complexa e demorada, pois é necessário lixar o piso, retirar os resíduos e aplicar o verniz, após o período necessário para secar, devolver os móveis no local.

Em compensação, o piso fica novo em folha e não precisará de uma nova manutenção por muito tempo.