Decoração

Muro Verde e sua influência na qualidade de vida

Pode ser simples e delicado ou exuberante e colorido, o importante é que além de ser lindo, o muro verde ainda auxilia no conforto térmico e acústico do local


Ou seja, além de deixar a casa aconchegante, o muro verde ainda auxilia a amenizar a temperatura do local e a bloquear os sons tanto internos quanto externos, bem legal né?


Foto de Rodion Kutsaev no Unsplash


Pode ser feito com plantas trepadeiras como a famosa Primavera , a Alamanda-Amarela ou dedal de dama, Falsa vinha ou hera japonesa, a mais famosa e encontrada nos muros é a Unha de gato/Fícus e há também a Cipó-de-são-joão de flores muitíssimas lindas que possuem o tom alaranjado.


Foto de Daria Shevtsova no Pexels


Mas além das trepadeiras o muro verde também fica lindo com vasos de plantas acoplados na parede ou adicionados em vasos a um suporte resistente e bem instalado, como treliças, paletts e até no pvc o resultado fica bacana. 

Outra coisa legal é que não existe regra para montar e ficar bonito, podemos fazer do jeito que puder, desde que com cuidados, são eles:

  • O adubo é fundamental as plantas, assim elas se desenvolvem e embelezam o ambiente
  • Todas precisam de muita iluminação, alternando entre iluminação plena e meia luz
  • É importante saber como combinar as plantas para elas não se sufocarem ao crescer, mas sim se encontrar e formar uma camada espessa.
  • Para manter o cuidado e afastar insetos ou pragas indesejadas, é necessário adicionar solução de combate as pragas mensalmente
  • E por último, dependendo da espécie escolhida como a unha de gato é necessário manter a poda constante para manter a beleza.